Minicursos e Oficinas

Oficinas e Minicursos

O PET Enfermagem informa que as inscrições para as oficinas/minicursos da VIII Semana de Enfermagem tiveram início no dia 01/05/2024 e poderão ser realizadas até o dia 07/05/2024 (23h59) e contarão com vagas limitadas para cada oficina/minicurso.

Cada inscrito poderá se inscrever em 2 oficinas/minicursos no total, sendo 1 inscrição de oficina/minicurso por dia.

Para realizar a sua inscrição nas oficinas/minicursos acesse: Inscreva-se

A programação das oficinas/minicursos se encontra disponível a seguir com seus respectivos ministrantes.

 

DIA 1 

(Minicursos Pré-Evento)

Logo GEPACTO

Protocolo de Cirurgia Segura: Atuação da Enfermagem no centro cirúrgico.

 

Ministrantes: 

Regiane Aparecida (GEPACTO)

DRA. REGIANE APARECIDA DOS SANTOS SOARES BARRETO

 

Graduada em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - USP (1995), Mestre e especialista em em Enfermagem cirúrgica pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - USP (2002), Especialista em enfermagem em nefrologia pela Universidade Federal de São Paulo (2012), Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás (2012). Atualmente é PROFESSORA ASSOCIADA da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás - UFG. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Cirúrgica, atuando principalmente nos temas: perioperatório, prevenção e controle de infecções de sítio cirúrgico, enfermagem em nefrologia e doação, captação e transplante de órgãos. Vice líder do GEPACTO - Grupo de estudos em pacientes clínico-cirúrgicos e transplante de órgãos com sede e cadastro na Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (FEN/UFG). Vice coordenadora de graduação em enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (FEN/UFG).

 

Amanda Faria (GEPACTO)

AMANDA FARIA FEICHAS PALERMO LANNA

 

Graduanda do 8º período da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (FEN/UFG), é integrante do Grupo de Estudos em Paciente Clínico-Cirúrgico e Transplante de  Órgãos (GEPACTO), monitora da disciplina de Enfermagem Cirúrgica e atua na linha de pesquisa de Assistência no período perioperatório com ênfase na segurança do paciente.

 

Mateus Melo (GEPACTO)

MATEUS DE OLIVEIRA MELO

 

Graduando do 8º período da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (FEN/UFG), aluno do estágio supervisionado, é integrante do Grupo de Estudos em Paciente Clínico-Cirúrgico e Transplante de  Órgãos (GEPACTO) e atua na linha de pesquisa de Assistência no período perioperatório com ênfase em Infecções de Sítio Cirúrgico.

 

Abordagem: A finalidade desta oficina é discutir as determinações e as medidas a serem implantadas para reduzir a ocorrência de incidentes e eventos adversos e a mortalidade cirúrgica.

Data: 08/05/2024
Horário: 
16h às 17:30h
Local:
Sala 2 (Irmã Preciliana)

 

Logo GESMAC

Inovações na Profissão de Enfermagem no Cuidado Binômio mãe-filho.

 

Ministrantes: 

 

Camila Brasil (GESMAC)

CAMILA GONZAGA BRASIL

 

Mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem e Saúde/UFG, na área de concentração em Cuidado a saúde humana, na linha de pesquisa em Fundamentação teórica, metodológica e tecnológica para o cuidar em saúde e enfermagem, com ênfase em Enfermagem Neonatológica. Enfermeira pela Faculdade de Enfermagem/ UFG. Membro do Grupo de Estudos em Saúde da Mulher, do Adolescente e da Criança (GESMAC).

 

 

Vinicius Monteiro (GESMAC)

VINÍCIUS MONTEIRO 

Mestrando em Enfermagem pela FEN/UFG com o projeto Fatores Associados à autoeficácia da amamentação em mães de bebês prematuros e/ou doentes.

Membro do Grupo de Estudos em Saúde da Mulher, do Adolescente e da Criança (GESMAC).

Enfermeiro do SAU Pediátrico - Unimed Goiânia 

Enfermeiro CCIH - Cebrom Oncoclínicas.

 

Abordagem: A finalidade desta oficina é discutir inovações e tecnologias no cuidado ao binômio mãe-filho com o intuito de favorecer um processo fisiológico e humanizado, parte fundamental na assistência prestada. A utilização de práticas obstétricas valorizam a mulher e diminuem atos de intervenção, demonstrando o avanço da enfermagem obstétrica.

Data: 08/05/2024
Horário: 
16h às 17:30h
Local: 
Laboratório de simulação 1 - Faculdade de Enfermagem

 


 CICATRIZANDO: Desvendando o processo cicatricial de feridas agudas e crônicas.

Ministrante

Hélio Galdino

DR. HÉLIO GALDINO JÚNIOR

 

Enfermeiro pela Universidade Federal de Goiás (2003); Mestrado (2008;) doutorado (2013) em Medicina Tropical e Saúde Pública pela Universidade Federal de Goiás; Professor associado na faculdade de enfermagem da Universidade Federal de Goiás na área de enfermagem em doenças infecciosas. 

Coordenador do curso de Pós-Graduação “Enfermagem dermatológica com ênfase na assistência a pessoas com feridas”;

Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa de Enfermagem em Prevenção e Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde - NEPIH, e da Rede Goiana de Pesquisa em Avaliação e tratamento de feridas;

Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da FEN/UFG;

Tutor do Programa de Educação Tutorial-Enfermagem (PET/ MEC/FNDE);

 

Abordagem: A cicatrização é processo complexo, que começou a ser entendido em maior amplitude nos últimos anos. Contudo, ainda há necessidade de se continuar estudando seus mecanismos. O futuro é promissor em medidas preventivas e curativas mais eficientes e que possam estar à disposição dos enfermeiros. Portanto, a finalidade desta oficina é discutir e desvendar o processo cicatricial de feridas agudas e crônicas, diminuindo assim a possibilidade de complicações no manuseio das mesmas.

Data: 08/05/2024
Horário: 
16h às 17:30h
Local: 
Auditório da Faculdade de Enfermagem

 

 

DIA 2 

(Oficinas e Minicursos)

 

Logo NUCLAIDS

Atuação do Enfermeiro na abordagem à pessoa com IST.


Ministrante: Membros do NUCLAIDS (Núcleo de Pesquisa e Ações Interdisciplinares em Doenças Infecciosas com Ênfase nas IST/HIV/AIDS).

Abordagem: Descobrir infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) no início é fundamental para garantir a sua saúde e a das suas parcerias. Mas como saber se está infectado? E o que fazer depois? Nesse cenário, esta oficina quer discutir o papel do enfermeiro na abordagem à pessoa com IST bem como protocolos clínicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, garantindo melhora na qualidade de vida das pessoas e interrompendo a cadeia de transmissão dessas infecções.

Data: 09/05/2024
Horário: 15:50h às 17:20h
Local: Miniauditório da Faculdade de Nutrição 

 

Logo DOA

A Atuação do Enfermeiro no processo de doação e captação de órgãos: Habilidades e Competências


Ministrantes:

Isabela Lopes (Liga DOA)

ISABELA LOPES MOREIRA

 

Enfermeira formada pela UFG, Mestranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem. Fundadora e ex -presidente da Liga Doa Goiás.

 

Mateus Francisco (Liga DOA)

MATEUS FRANCISCO CAETANO

 

Graduado em Enfermagem pela Universidade Federal de Goiás (UFG);

Participa do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Enfermagem de Infecções;

Associadas aos Cuidados em Saúde (NEPIH) da Faculdade de Enfermagem (FEN/UFG);

Participei do projeto de extensão Jaleco Seguro e Higiene de mãos entre acadêmicos da área da saúde e profissionais da área da saúde (2016 á 2020);

Pós Graduando em Gestão em Saúde ( 2021);

Pós Graduando em Controle de Infecção- CCIH ( 2021);

 

Abordagem: No contexto brasileiro, a doação de órgãos é um tema de extrema importância, mas enfrenta desafios significativos. A escassez de órgãos disponíveis para transplantes é uma realidade, causando longas filas de espera e impactando diretamente a vida de milhares de pessoas. Diante desse cenário, a oficina se propõe a abordar a doação e transplante de órgãos, visando diversos objetivos, como compreender princípios éticos e legais, identificar tipos de doação, entender procedimentos técnicos, reconhecer o papel do enfermeiro, refletir sobre questões bioéticas, avaliar o acompanhamento do paciente transplantado e elaborar estratégias de conscientização para ampliar o número de doadores.

Data: 09/05/2024
Horário: 16h às 17:30h
Local: Mini-auditório da Faculdade de Enfermagem

 

Logo MULTIFERIDAS

 Empreendedorismo no gerenciamento de tecnologias no tratamento de feridas.


Ministrante: 

Karine de OLiveira (MULTIFERIDAS)

KARINE DE OLIVEIRA DOMINGUES DE PAULA

 

Enfermeira especialista em Enfermagem Dermatológica e Estética pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) em 2021, especialista em Acupuntura e Medicina Chinesa pelo Centro de Estudos de Terapias Naturais de Goiás (CETN-GO) em 2023, especialista em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) em 2012. Gestão em Enfermagem pela ABEN SESCAD em 2014. Laserterapia no atendimento às lesões de pele - Instituto Mariana Amorin - Eliana Amadio. Representante do G-Medical - linha Pielsana em 2023. Associada à Sociedade Brasileira de Enfermagem em Dermatologia de Goiás (SOBENDE-GO) desde 2019, associada a  Associação Brasileira de Enfermeiros Acupunturistas e Enfermeiros em Práticas Integrativas (ABENAH-GO) desde 2023. Faz parte do Conselho Municipal de Saúde representando a ABENAH nas práticas integrativas e complementares.

 

Abordagem: A oficina oferecerá uma imersão no empreendedorismo na Enfermagem, enfatizando sua importância no tratamento de feridas e a integração de novas tecnologias na cicatrização. Também abordará a relevância dessa prática na valorização da profissão e o custo-benefício de se investir nesse campo. Ao término, os participantes estarão aptos não só a entender, mas também a implementar estratégias empreendedoras para elevar a qualidade do cuidado em Enfermagem.

Data: 09/05/2024
Horário: 16h às 17:30h
Local: Auditório da Faculdade de Enfermagem